PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

terça-feira, 22 de abril de 2014

Memórias de guerra em cartas e fotografias são tema de palestra na Faculdade de Letras da UFMG



Correspondências trocadas entre o escritor português António Lobo Antunes e sua esposa Maria José durante o período em que ele esteve na guerra colonial em Angola dão elementos para a palestra que a pesquisadora Glaura Cardoso Vale fará nesta quarta-feira, 23, às 14h30, na sala 3069 da Faculdade de Letras (Fale).

A palestra Sobre cartas e fotografias: o viver 'descripto' por António Lobo Antunes à Maria José (no contexto da guerra colonial em Angola) integra as atividades do Núcleo de Estudos sobre Guerra e Literatura (Negue).

Segundo a palestrante, as cartas “evidenciam a urgência de um projeto de escrita, o trabalho contínuo de observação e filtragem da memória do leitor Lobo Antunes”. Junto às fotografias, também representam uma esperança de retorno. “É possível verificar nesse material não apenas a partilha das atrocidades, do medo e da saudade, mas, também, a ternura infiltrando a guerra”, explica Glaura Cardoso Vale, que é pós-doutoranda da área de Comunicação na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich).

O Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura (Negue) congrega pesquisadores que se propõem a desenvolver estudos relativos à representação literária de conflitos armados, especialmente sob o foco de suas relações com a história e a memória cultural. Mais informações pelo telefone (31) 3409-5123 e pelos emails lglvieira@hotmail.com e burnstl@hotmail.com.

Fonte: UFMG

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Gracias, Maestro Gabo



Declaración de Jaime Abello Banfi, Director General de la Fundación Gabriel García Márquez para un Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI)
Ciudad de México, 17 de abril de 2014

http://especialgabo.fnpi.org/



Nuestro querido Gabriel García Márquez se ha ido físicamente, pero permanecerá vivo entre nosotros a través de sus ideas, sus textos, su memoria en millones de personas que lo amamos en todo el mundo y el legado representado en el trabajo de sus fundaciones y escuelas de periodismo y cine. En su fundación en Cartagena, la FNPI, nos sentimos orgullosos de haber disfrutado la guía, acompañamiento y amistad del Gabo periodista y educador, comprometido a fondo con el periodismo como una pasión de toda la vida y como una forma de ejercer ciudadanía activa.

Gabo vivió una vida plena e incomparable. Lo recordaremos como un creador genial, un ser humano lleno de sabiduría, humor y ternura, un trabajador incansable, que supo mostrarnos que la mejor manera de aprovechar un trayecto vital es siguiendo la vocación personal, con la terquedad y disciplina que dan cimiento al talento y la pasión.

Gabo nos deja su fuerza. Asumimos con seriedad y entusiasmo, de la mano de nuestros maestros y aliados, la responsabilidad de que cada día más periodistas de Iberoamérica puedan conocer sus ideas, estudiarlas, aplicarlas e incluso cuestionarlas, pero siempre con la convicción de que este es un oficio de carpinteros, que se aprende y se perfecciona con la práctica, escuchando a la gente y despertando los sentidos para ver lo que nadie más ve, para que las sociedades se informen mejor.

Gracias, Gabo. Gracias, maestro de maestros. Cumpliremos tu mandato; seguiremos adelante con tus talleres, tu Premio, trabajando de muchas formas por una nueva y creativa época para el mejor oficio del mundo.

Fonte: FNPI

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Faculdade de Letras da UFMG inaugura seu Centro de Memória


Pesquisadores da Faculdade de Letras da UFMG e da Universidade de Lisboa farão palestras sobre futebol e metáforas

O uso de metáforas no universo do futebol, a partir de dados da imprensa mineira e da imprensa portuguesa, será tratado em palestras das professoras Luciane Corrêa Ferreira, da Faculdade de Letras da UFMG (Fale), e Maria Clotilde Almeida, da Universidade de Lisboa. O encontro vai acontecer no dia 23 de abril, às 14h, na auditório 1007 da Fale. A participação é aberta.

Maria Clotilde Almeida vai apresentar dados que constam, entre outros trabalhos, do livro Jogar futebol com as palavras: imagens metafóricas no jornal A Bola (Edições Colibri). Luciane Ferreira, por sua vez, vai mostrar análise linguística de metáforas coletadas em 2011 dos jornais Estado de Minas e O Tempo. Segundo ela, predominaram as imagens relacionadas à guerra, seguidas das noções de raça, nação, alimento, mágica e artes, entre outras.

A atividade é promovida pelo Núcleo de Estudos Cognitivos no Discurso (Necodi) e pelo Grupo Fulia (Futebol, Linguagem e Artes). Outras informações pelo telefone 3409-6033.

Fonte: UFMG

segunda-feira, 14 de abril de 2014

MEC cria comissão que comporá Instituto da Língua Portuguesa




Foi instituída oficialmente no dia 9 de abril, no Ministério da Educação, a Comissão Nacional do Instituto Internacional da Língua Portuguesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A iniciativa é resultado de portaria conjunta dos ministérios da Educação, da Cultura e das Relações Exteriores.

A comissão passará a fazer a representação brasileira junto ao Instituto Internacional da Língua Portuguesa da CPLP. O instituto é responsável por definir políticas multilaterais para atender à crescente demanda pelo aprendizado da língua portuguesa no mundo.

A comissão será composta por representantes da Assessoria Internacional do MEC; da Divisão de Promoção da Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores; da Divisão de Relações Internacionais do Ministério da Cultura e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). Especialistas designados pelos três ministérios também participaram da solenidade de instituição da comissão.

Segundo o coordenador da comissão, Carlos Alberto Faraco, também estão sendo desenvolvidos pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa da CPLP projetos que tratam do vocabulário ortográfico comum e da criação de uma plataforma de língua portuguesa para professores. Faraco ressaltou que o objetivo da comissão a longo prazo é a consolidação de uma visão estratégica do Brasil em relação à língua portuguesa.

Para Carlos Alberto Faraco, a importância da língua portuguesa está em expansão. “Há um interesse geral pelo conhecimento e aprendizado da língua portuguesa no mundo inteiro. Ao Instituto Internacional da Língua Portuguesa da CPLP cabe definir políticas multilaterais no sentido de atender à demanda”, destacou.

A CPLP é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Cada país tem sua própria comissão. A comissão brasileira foi instituída pela Portaria Interministerial nº 12, de 15 de agosto de 2013.
                                                                                                                               Fonte: MEC

domingo, 13 de abril de 2014

DIAP lança cartilha com orientações referentes às Eleições Gerais 2014



http://pt.slideshare.net/LinTrab/cartilha-eleies-gerais

A cartilha Eleições Gerais 2014: orientação a candidatos e eleitores, produzida pelo DIAP, fornece “informações sobre as providências, sobre financiamento de campanha e prestação de contas e sobre propaganda e marketing. Também fornece dados sobre a legislação referente ao pleito eleitoral e ao exercício das funções públicas, noções sobre valorização do voto consciente e sobre o combate à corrupção eleitoral, além de alertar para a importância de sufragar nomes comprometidos com os pleitos, interesses e aspirações gerais do povo e, particularmente, no caso dos que vivem de salário, dos trabalhadores, servidores públicos e aposentados e pensionistas.”.


Fonte: DIAP