O Ministério da Educação recebeu oficialmente nesta
quinta-feira, 3, o documento orientador para a discussão nacional sobre a Base
Nacional Comum da Educação Básica, que define as áreas fundamentais para a
formação do aluno. O texto, resultado de trabalho iniciado em 2011, foi
produzido por grupo de trabalho coordenado pela Diretoria de Currículos e
Educação Integral do MEC, com participação de professores e pesquisadores de
universidades, professores da educação básica, gestores municipais e estaduais
de educação e representantes do MEC e das autarquias ligadas ao ministério.
Segundo a secretária de Educação Básica, Maria
Beatriz Luce, trata-se de uma proposta de discussão para a política curricular.
“O documento será estudado internamente pelo MEC e imediatamente convidaremos
os representantes dos sistemas estaduais e municipais, os conselhos estaduais e
municipais de educação, o Conselho Nacional de Educação e a representação de
professores e pesquisadores para traçar uma metodologia participativa de
discussão com as comunidades escolares”, informou a secretária.
De acordo com a coordenadora do comitê que
desenvolveu o documento, Jaqueline Mol, o que se busca é uma mediação
pedagógica entre o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)
e as diretrizes curriculares nacionais, produzidas pelo Conselho Nacional de
Educação (CNE) e homologadas pelo MEC. “O objetivo é iniciar o debate nacional
para uma política curricular para a educação básica”, disse.
Um novo encontro para discussão do texto
apresentado está previsto para ser realizado ainda neste mês.
Fonte: MEC
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