O presente documento, elaborado em
parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e com contribuições da
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)1, traz
algumas análises e informações sobre cada uma das metas nacionais com o
objetivo de aproximar, ainda mais, agentes públicos e sociedade em geral dos
debates e desafios relativos à melhoria da educação, tendo por eixo os
processos de organização e gestão da educação, seu financiamento, avaliação e
políticas de Estado com centralidade no PNE e na efetiva instituição do SNE.
Além disso, outro propósito deste texto é sensibilizar a todos sobre as
responsabilidades a serem assumidas, o que exige que cada município, estado e o
Distrito Federal conheçam e discutam a relevância de todas as metas,
contribuindo para que o País avance na universalização da etapa obrigatória e
na qualidade da educação.
O texto contextualiza cada uma das 20
metas nacionais com uma análise específica, mostrando suas inter-relações com a
política pública mais ampla e um quadro com sugestões para aprofundamento da
temática. Além disso, traz as concepções e proposições da Conferência Nacional
de Educação (CONAE 2010) para a construção de Planos de Educação como Políticas
de Estado, recuperando deliberações desse evento que se articulam especialmente
ao esforço de implementação de um novo PNE e à instituição do SNE como
processos fundamentais à melhoria e organicidade da educação nacional.
Texto extraído da publicação: Planejando a próxima
década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação
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