Em todo o território nacional, 46.902 escolas
públicas com turmas do quinto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do
ensino médio cumprem, até o próximo dia 15, uma agenda comum com foco na língua
portuguesa. Está em pauta a seleção dos melhores poemas, memórias literárias,
crônicas e artigos de opinião escritos por 5,1 milhões de alunos que participam
da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, edição 2014. O tema em
todos os gêneros literários é O lugar onde vivo.
A seleção das obras é realizada por uma equipe da
escola e constitui a primeira de quatro etapas da olimpíada. Dados do Centro de
Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), entidade
que coordena o concurso, mostram que o evento envolve 170 mil professores de
língua portuguesa de 46.902 escolas das 27 unidades da Federação. Dos 5.565
municípios, 5.014 aderiram, o que representa 90,1% do total.
O portal da olimpíada registra que, em 12 estados,
100% dos municípios aderiram. No Nordeste – Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio
Grande do Norte e Ceará; no Norte – Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima, Amapá;
no Sudeste – Rio de Janeiro e Espírito Santo, e no Centro-Oeste – o Distrito
Federal.
Segundo a coordenadora da olimpíada, Sônia Madi, é
a participação dos professores de língua portuguesa que determina a quantidade
de alunos que vai se envolver com a criação de textos. “Os professores têm
desejo de orientação e a olimpíada os ajuda no cotidiano da sala de aula.” Ela
lembra que, nos anos ímpares, os educadores participam de formação e nos anos
pares, do concurso.
Sônia Madi lembra ao diretor da escola que é
importante criar a comissão julgadora, que tem as atribuições de ler, julgar e
selecionar o melhor trabalho por categoria. O prazo é 15 de agosto. Os textos
selecionados, que devem ser digitados em campo próprio no portal da olimpíada,
seguem para a segunda fase, que é no âmbito do município; a terceira etapa é
estadual e a quarta regional.
Estudantes do quinto e sexto ano do ensino
fundamental escrevem poemas; sétimo e oitavo anos, memórias literárias; nono
ano do ensino fundamental e primeiro do ensino médio, crônicas, e segundo e
terceiro ano do ensino médio, artigo de opinião.
(...)
Acesse o portal da Olimpíada de Língua Portuguesa
Fonte: MEC
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