PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

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terça-feira, 19 de agosto de 2014

Livro organizado por professores da FaE/UFMG discute condição docente



O Grupo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente (Prodoc), da Faculdade de Educação (FaE), acaba de lançar o livro Formação de professores e condição docente, compilação de resultados de pesquisas e reflexões sobre práticas pedagógicas realizadas no âmbito do Círculo de Estudos Prodoc/Pibid. A obra, publicada pela Editora UFMG, foi organizada pelos professores João Valdir Alves de Souza, Margareth Diniz e Míria Gomes de Oliveira.

O Círculo procura discutir questões trazidas pelos futuros professores sobre suas primeiras experiências de docência supervisionada. Este volume reúne textos escritos com base em debates promovidos ao longo dos anos de 2010 e 2011 e no primeiro semestre de 2012.

Criado pela Faculdade de Educação em 1998, o Prodoc reúne pesquisadores universitários (UFMG, Uemg e Ufop) e de redes de educação básica. O grupo tem por objetivo realizar pesquisas sobre a condição docente, desdobrada em temas como formação, cotidiano e trabalho.

O Pibid foi criado em 2007, por meio do edital MEC/CAPES/FNDE, com o objetivo de fomentar a iniciação à docência em cursos de licenciatura plena, com atuação na educação básica. O projeto concede bolsas para alunos de cursos de licenciatura, a coordenadores institucionais do Programa e a professores da rede de educação básica que acolhem e orientam os bolsistas em suas escolas.

Fonte: UFMG

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