O Grupo de Pesquisa sobre Condição e Formação
Docente (Prodoc), da Faculdade de Educação (FaE), acaba de lançar o livro Formação
de professores e condição docente, compilação de resultados de pesquisas e
reflexões sobre práticas pedagógicas realizadas no âmbito do Círculo de Estudos
Prodoc/Pibid. A obra, publicada pela Editora UFMG, foi organizada pelos
professores João Valdir Alves de Souza, Margareth Diniz e Míria Gomes de
Oliveira.
O Círculo procura discutir questões trazidas pelos
futuros professores sobre suas primeiras experiências de docência
supervisionada. Este volume reúne textos escritos com base em debates
promovidos ao longo dos anos de 2010 e 2011 e no primeiro semestre de 2012.
Criado pela Faculdade de Educação em 1998, o Prodoc
reúne pesquisadores universitários (UFMG, Uemg e Ufop) e de redes de educação
básica. O grupo tem por objetivo realizar pesquisas sobre a condição docente,
desdobrada em temas como formação, cotidiano e trabalho.
O Pibid foi criado em 2007, por meio do edital
MEC/CAPES/FNDE, com o objetivo de fomentar a iniciação à docência em cursos de
licenciatura plena, com atuação na educação básica. O projeto concede bolsas
para alunos de cursos de licenciatura, a coordenadores institucionais do
Programa e a professores da rede de educação básica que acolhem e orientam os
bolsistas em suas escolas.
Fonte: UFMG
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