PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

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sábado, 27 de dezembro de 2014

DIEESE divulga Nota Técnica sobre transformações recentes no perfil do docente das escolas estaduais e municipais de educação básica



http://pt.slideshare.net/LinTrab/nota-tecnica141dieese
A Nota Técnica 141/2014-DIEESE tem como objetivo analisar as modificações ocorridas nos últimos anos entre os docentes da educação básica nas redes estaduais e municipais do país.
Nas últimas décadas, o Brasil vivenciou a luta em defesa da educação como um fenômeno social de grande relevância, visto que o acesso à educação pública e gratuita é um dos direitos fundamentais dispostos na Constituição brasileira. O acesso universal à educação com qualidade, garantido pelo Estado, é considerado um dos principais mecanismos para democratizar e distribuir renda no país.
A experiência histórica mostra que os países que priorizaram o investimento em educação alcançaram padrão de desenvolvimento mais elevado. Essa luta, no Brasil, torna-se evidente principalmente quando se trata de questões ligadas à construção de um padrão de atendimento com qualidade nas redes públicas, que se dá através da oferta de infraestrutura adequada nas escolas, de gestão democrática e principalmente pela valorização dos educadores, por meio de condições de trabalho, de ingresso, carreira e remuneração e, não menos importante, com o cumprimento da carreira e da lei do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica (Lei 11.738/2008), entre outros pontos.
(...)

Fonte: DIEESE (Nota Técnica 141/2014)

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