A Meta 15 do Plano Nacional
de Educação (PNE-Lei 13.005/2014) exige que as diferentes esferas do poder
público atuem em conjunto para garantir a implantação de uma política nacional
de formação dos profissionais da educação. Em um país federativo, política
nacional se constrói com acordo, pactuação e compromissos comuns; este foi o
caminho escolhido pelo Ministério da Educação.
A minuta aqui submetida à
consulta pública tem características que fortalecem o regime de colaboração. A
proposta reafirma princípios e objetivos comuns, focados no compromisso com um
projeto social, político e ético que contribua para a consolidação de uma nação
soberana, democrática, justa, inclusiva e que promova a emancipação dos
indivíduos e grupos sociais. Além disto, reafirma também o papel central dos
Fórum Estaduais Permanentes de Apoio à Formação dos Profissionais da Educação
Básica e as decisões conjuntas e pactuadas em um Comitê Gestor, que deve contar
com a participação de representantes do Ministério da Educação, dirigentes
municipais e estaduais de educação, profissionais da educação básica e
entidades científicas.
A implantação desta nova
forma de gestão política da formação dos profissionais da educação básica
exigirá maior integração dos programas federais, maior interação com ações já
desenvolvidas nos estados e municípios e principalmente, disposição de todos
para o diálogo e a negociação. Os compromissos dos dirigentes, das instituições
e dos profissionais serão ainda mais evidenciados, e portanto, mais visíveis para
o monitoramento da sociedade. Trata-se de um exercício que deverá ser comum no
Sistema Nacional de Educação (SNE) a ser instituído.
Considerando que as
discussões sobre o desenho do Sistema estão em curso, a proposta é que a minuta
aqui apresentada, depois de melhorada, seja publicada em forma de Decreto.
Enquanto a agenda instituinte do SNE se desenvolve nos próximos meses, a
política de formação (que é parte estruturante do Sistema a ser instituído),
vai sendo exercitada e qualificada para que, ao se fortalecer, possa ser
definitivamente incorporada à proposta de Sistema que se desenhar.
A expectativa do Ministério
da Educação, portanto, é que a presente proposta, ao ser implantada em
consonância com as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação, torne
mais orgânicas as ações de formação dos profissionais da educação básica no
Brasil. Assim, certamente ajudará a pavimentar, de forma concreta e dialogada,
o caminho de instituição do Sistema Nacional de Educação.
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