Começou na última sexta-feira, 28, o prazo para a escolha dos livros
didáticos que serão utilizados pelos alunos dos períodos iniciais do ensino
fundamental (primeiro ao quinto anos) a partir do próximo ano letivo.
Professores, diretores e coordenadores educacionais das redes públicas de
ensino têm prazo até 8 de setembro para indicar, no sistema eletrônico do Fundo
Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as obras mais adequadas ao
projeto pedagógico de cada escola.
Para auxiliar na escolha, está disponível no portal
eletrônico do FNDE o Guia de
Livros Didáticos 2016, que contém resenhas e informações de cada uma das obras aprovadas para
o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Com o guia em mãos, docentes e
demais servidores envolvidos no processo podem conhecer melhor os livros
disponíveis e selecionar os mais adequados ao método de ensino de cada escola.
Depois disso, basta entrar no sistema do FNDE e formalizar a escolha.
Nesta edição do PNLD, serão selecionadas obras
didáticas de todos os componentes curriculares dos anos iniciais do ensino
fundamental (primeiro ao quinto ano): letramento e alfabetização linguística,
alfabetização matemática e ciências humanas e da natureza (primeiro ao terceiro
ano); ciências, história e geografia (segundo e terceiro ano); língua
portuguesa, matemática, ciências humanas e da natureza, história, geografia,
ciências e arte (quarto e quinto ano), além de livros com temáticas regionais
para o quarto ou quinto ano do ensino fundamental.
A coordenadora-geral dos Programas do Livro do
FNDE, Sonia Schwartz, defende que todo o corpo docente de cada unidade de
ensino participe dos debates e da escolha do livro didático. “A própria escola
e a secretaria de educação precisam garantir essa efetiva participação dos
professores”, afirma.
Novidades – O PNLD 2016 apresenta duas
novidades em relação a edições anteriores. Esta será a primeira vez que
estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental receberão livros de arte –
no PNLD 2015, alunos do ensino médio já foram contemplados com livros dessa
disciplina. Fora isso, os professores terão duas opções com relação aos
componentes de ciências, história e geografia. Podem optar por obras
específicas de cada uma dessas disciplinas ou escolher a coleção integrada de
ciências humanas e da natureza, que engloba todos os componentes.
(...)
Fonte: MEC
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