Ao digitar a
palavra “crase” no campo de busca, o internauta estará diante de uma série de
informações que poderá ajudá-lo a compreender as regras que a envolvem:
definição, casos em que ocorre e situações em que a crase não deve ser
empregada. Informações sobre o traiçoeiro acento, cujo uso deixa em dúvida até
os redatores mais experientes, é um dos recursos oferecidos pelo site Gramática
Online, desenvolvido pela professora da Faculdade de Letras Ana Cristina Fricke
Matte, com apoio de duas bolsistas do Programa Especial de Graduação (PEG),
Karlla Leal e Rosa Maria Lorenzin.
Desdobramento do projeto
Recursos Online, nascido na disciplina a distância de leitura e produção de
texto da Faculdade de Letras, o site tem seu conteúdo estruturado em índices
que podem ser acessados por meio de sistema de busca presente na página
inicial. Basta inserir uma palavra-chave relacionada a alguma regra gramatical.
Após a seleção feita pelo sistema, são fornecidos links para slides que
explicam as situações de ocorrências, descrevem as normas de inserção e
apresentam exemplos.
A ferramenta oferece
propostas de roteiros de redações que focalizam a construção de coerência e
coesão em frases, a pontuação adequada e assinalam dicas para a identificação e
inserção correta de pronomes, conjunções, conectivos, sujeitos e predicados,
além de exercícios que apontam o uso correto de regras de sintaxe, paralelismo,
crase e regência. De acordo com a bolsista Karlla Leal, que atua desde 2010 na
manutenção do site, a iniciativa promove um aprendizado autodidata e
independente. “O ensino não fica restrito ao ambiente da universidade”,
argumenta ela.
O site também está em
sintonia com o último acordo ortográfico, em vigor desde 2009, que trouxe
mudanças no alfabeto, nas regras de trema e acentuação, nos casos de ocorrência
do hífen, grafias e terminações de palavras. “A ferramenta representa uma
aplicação de pesquisa científica que gera recursos abertos e relevantes para a
comunidade”, comenta a coordenadora, Ana Fricke Matte.
Gramática Online é projeto
ligado ao grupo de pesquisa Texto Livre, de caráter interdisciplinar, e que desenvolve
estudos nos campos da semiótica, linguagem e tecnologia. O desenvolvimento de
softwares livres e dispositivos para comunicação pela internet e ensino a
distância e a organização de eventos para discutir essas temáticas também estão
entre as atribuições do grupo.
A equipe é responsável ainda
pela edição do periódico Texto Livre: linguagem e tecnologia, que reúne
resultados de pesquisas vinculadas ao Programa de Pós-graduação em Estudos
Linguísticos (Poslin). Já na área de ensino o Texto Livre atua no
desenvolvimento de metodologias, recursos educacionais abertos e softwares
livres, assim como na formação de professores, por meio do Professor Livre na
Rede.
O site Gramática Online pode
ser acessado pelo endereço www.textolivre.org/aplicacoes/gramatica_online.
Já o grupo Texto Livre mantém o blog portugueslivre.org/blog.
Fonte: UFMG
Um comentário:
gostei dese post, to pensando em fazer algo assim no escola infantil zona norte sp
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