PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Estudo da UFMG mede influência da qualificação do professor sobre o aprendizado dos alunos



O nível de escolaridade dos professores e a contratação por meio de concurso público são os fatores que mais pesam no nível de aprendizado dos alunos de uma escola pública. É o que conclui estudo da pesquisadora Raquel Rangel de Meireles, doutoranda em Demografia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), desenvolvido com base em dados longitudinais sobre estudantes do quinto ao nono ano do ensino fundamental que tinham aulas de português e matemática com diferentes perfis de professores. 

A pesquisa foi realizada por meio de questionários respondidos pelos professores e análise dos resultados das provas dos alunos de escolas da rede pública que participam do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), iniciativa voltada para o aperfeiçoamento da gestão escolar.

Com base em seis rodadas de coleta de dados em 175 escolas de educação básica de Rondônia, Pará, Pernambuco, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Goiás foram analisados os desempenhos de 1.251 alunos de português e 1.430 de matemática. A análise cobriu 581 professores de português e 582 de matemática.

“Nosso objetivo era avaliar se professores com maior nível de qualificação afetam positivamente os ganhos de aprendizado dos alunos das escolas participantes do programa. A partir do resultado das provas dos alunos em cada uma das séries e do nível de qualificação do professor ao qual o aluno foi exposto em cada uma delas, é possível inferir o impacto de uma medida da qualidade do professor sobre o aprendizado escolar”, explica Raquel.

O resultado do trabalho foi publicado no final do ano passado no artigo Does teacher qualificationinfluence student achievement gains? The case of Plano de Desenvolvimento da Escola in Brazil, apresentado no XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, realizado em Águas de Lindoia (SP), em novembro passado.


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