Terezinha Azerêdo Rios
Consulto o dicionário: "Cidadão: 1. Indivíduo
no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus
deveres para com este. 2. Habitante da cidade". Passo para o verbete Cidade
e encontro uma citação do arquiteto Lúcio Costa (1902-1998): "É a
expressão palpável da necessidade humana de contato, comunicação, organização e
troca - numa determinada circunstância físico-social e num contexto
histórico". Vou ao livro De uma Vez por Todas, do poeta amazonense
Thiago de Mello, e leio Cidadania: "Cidadania é dever de povo./ Só
é cidadão/ quem conquista o seu lugar/ na perseverante luta/ do sonho de uma
nação./ É também obrigação:/ a de ajudar a construir/ a claridão na
consciência/ de quem merece o poder./ Força gloriosa que faz/ um homem ser para
outro homem/ caminho do mesmo chão,/ luz solidária e canção".
Procuro, então, trazer para a escola as formas diferentes de definir os conceitos, uma vez que, nas propostas ali elaboradas, há sempre o objetivo de formar cidadãos, ou seja, os habitantes de nossas cidades. Qual a responsabilidade da instituição na construção da cidade, na configuração que se quer dar a ela e na articulação com os projetos propostos pelo Executivo municipal? Será mais desafiador se considerarmos, como o pensador italiano Antonio Gramsci (1891-1937), que o papel da escola é o de formar governantes. Para ele, o cidadão com consciência de seus direitos e deveres, que amplia seu conhecimento do mundo e de si mesmo e procura intervir de maneira crítica e criativa na construção do contexto em que vive e ao qual pertence, terá a possibilidade de ocupar o lugar de representante de sua comunidade, de sua cidade e de seu país.
O educador mineiro Neidson Rodrigues (1942-2003) afirma que a escola cumpre sua missão política não quando elabora no seu interior um discurso sobre a política, mas quando, por meio da prática educativa, prepara "o cidadão para a vida da pólis, para a vida política, isto é, para a compreensão da totalidade social onde ele está inserido". O cidadão somente se sentirá dono do espaço em que vive se aprender a construí-lo. E promover esse aprendizado é uma das nossas tarefas mais importantes como educadores. É o que vemos apontado por Gramsci e encontramos no poema de Thiago de Mello, no qual somos levados a explorar outro conceito, também ligado ao de cidadania: o de democracia. Ele diz respeito à criação e manutenção da vida comum com dignidade, igualdade no convívio das diferenças e a possibilidade de desenvolvimento das capacidades de todos.
(...)
Publicado na Revista Escola
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