Os 360 professores de física selecionados para o
primeiro programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Mnpef)
terão a oportunidade de conhecer, aprender e praticar novas formas de ensinar e
de motivar os estudantes a gostar da disciplina. É isso que diz a professora
Eliane Veit, do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do
Sul (UFRGS). Ela integra a equipe que coordena o programa.
Para Eliane, os professores que trabalham na
educação básica precisam abandonar as aulas tradicionais de física, assentadas
em fórmulas detestadas pelos estudantes. Ela diz ser necessário inovar e
mostrar aos estudantes o que fazer com os conhecimentos, como essas informações
podem ajudá-los a refletir, a selecionar, a pesquisar.
A capacitação dos professores abrange o domínio de
conteúdos de física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de
aula. Entre essas técnicas estão recursos de mídia eletrônica e meios
tecnológicos para motivação, informação, experimentação e demonstração de
diferentes fenômenos físicos. É a isso que se propõe o mestrado, sob a
coordenação da Sociedade Brasileira de Física (SBF). As aulas começaram na
segunda metade de agosto, em 21 polos de instituições federais e estaduais
públicas de educação superior vinculadas à Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Participaram da seleção 933 educadores.
Entre as instituições que receberam maior número de
inscrições estão o câmpus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), com
89 candidatos para 30 vagas; o câmpus de Mossoró da Universidade Federal Rural
do Semiárido (Ufersa), no Rio Grande do Norte, com 77 inscritos para 15 vagas,
e o câmpus de Ji-Paraná da Universidade Federal de Rondônia (Unir), com 76
inscritos para 15 vagas.
(...)
Fonte: MEC
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