PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Colóquio da Faculdade de Letras da UFMG comemora centenário de Abdias Nascimento



Em celebração ao centenário de Abdias do Nascimento, ex-político e ativista do movimento negro brasileiro, o Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras realiza nos dias 8 e 9 de abril o 4º Colóquio Neia – Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade.
Abdias do Nascimento foi artista plástico, escritor, poeta e dramaturgo. Professor emérito da Universidade do Estado de Nova Iorque (EUA), fundou o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) e o Teatro Experimental do Negro.
Ainda atuou como deputado federal e senador da República, na defesa de políticas públicas de inclusão e combate ao preconceito racial, conquistando a oficialização de 20 de novembro como Dia da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares.
No Colóquio, Elisa Larkin Nascimento, viúva de Abdias e atual presidente do Ipeafro-RJ, vai falar da obra e vida do ativista. Também estão previstas conferências com Éle Semog (Ceap), Dalmir Francisco (Fafich/UFMG) e Leda Maria Martins (Fale/UFMG); além do depoimento de Léa Garcia, sobre a experiência do Teatro Experimental do Negro no Rio de Janeiro.
Fonte: UFMG

Nenhum comentário: