PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

domingo, 27 de julho de 2014

'Alfabetização na idade certa' reúne educadores mineiros em semana de formação na Faculdade de Educação da UFMG



A Faculdade de Educação da UFMG (FaE) recebe, de segunda a quinta-feira, dias 28 a 31 de julho, cerca de 300 orientadores de estudos de mais de 100 municípios mineiros para mais uma semana de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Serão ministradas atividades das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

O Pnaic é um programa do governo federal cujo objetivo é aprimorar a qualidade dos três primeiros anos do ensino fundamental para que todas as crianças sejam alfabetizadas até oito anos de idade. Um dos principais eixos do programa é a formação continuada de professores nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, coordenada na UFMG pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da FaE.

Este é o terceiro módulo de formação do Pnaic promovido pelo Ceale em 2014. O conteúdo abordado nos encontros expandiu-se em relação ao ano de 2013, que foi todo direcionado para a área de Língua Portuguesa.

Com a inclusão da Matemática, o programa prevê, até o final do ano, 200 horas de formação para os orientadores de estudo distribuídas em seis encontros. Estes, por sua vez, ministram aos alfabetizadores cursos que totalizam 160 horas – 120 para a área de Matemática e 40 para complementar a formação em Língua Portuguesa realizada em 2013.

As 40 universidades participantes do programa são responsáveis pela formação direta dos orientadores de estudos – professores alfabetizadores das redes municipais e estaduais de ensino. Eles participam dos cursos em uma das universidades, para posteriormente repassar o conteúdo aos colegas. A formação em rede alcança, apenas no grupo formado pela UFMG, mais de cinco mil alfabetizadores.

Fonte: UFMG

Nenhum comentário: