PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Avaliação da alfabetização deverá ser complementada com indicadores contextuais


Gabriel Maia Salgado (SC)


Com o objetivo de complementar os índices da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), prova aplicada anualmente a crianças do 3º ano do ensino fundamental, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) passará a divulgar os resultados a partir de níveis de aprendizado e de dados que apresentem o contexto em que os alunos estão inseridos.

Além de a escola passar a receber a avaliação de 1 a 5 quanto ao nível satisfatório ou não do aprendizado de seus estudantes (com a explicitação do que é ou não esperado para os alunos da respectiva faixa etária), os indicadores contextuais devem evidenciar, também, informações socioeconômicas dos alunos e a formação de seus docentes.

Segundo o presidente do Inep, Chico Soares, a alteração tem o objetivo de garantir uma “educação concretizada”, com a trajetória de ensino regular atrelada a um aprendizado de qualidade. “Na ANA pudemos optar por uma forma de comunicar que seja de viés e fundo pedagógico. Um grande avanço neste sentido é o esforço que esperamos que chegue às outras avaliações que é o da contextualização”, afirmou. E complementou: “analisando as informações dos questionários da ANA, podemos descrever o perfil dos alunos que estão nas escolas. E, para os que não participam das avaliações, nós temos as informações disponíveis por meio do Programa Bolsa Família e da Prova Brasil.

O Programa Bolsa Família disponibiliza, entre outras informações, dados socioeconômico dos alunos. “Com esta informação, podemos identificar melhor quem está dentro da escola e, desta forma, 'comparar as escolas comparáveis'. Nós estamos fazendo um esforço grande para mudar a ideia de reduzir a avaliação a uma única informação”, explicou Chico. Já a Prova Brasil aponta a formação de seus professores.

Combate às desigualdades
Em sua fala durante o 6º Fórum Nacional Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), na última terça-feira (27/05), o presidente do INEP destacou que é necessário reconhecer a diferença entre as pessoas, mas combater as desigualdades dentro de “patamares eticamente aceitáveis”. “Para muitos municípios está na hora de trazer a discussão sobre desigualdades para o centro do debate educacional”, defendeu.

Para avaliar a real desigualdade entre as escolas, Chico defende a necessidade de se considerar índices como o nível socioeconômico dos alunos, a infraestrutura da escola e sua dificuldade de gestão (por possuir uma grande quantidade de alunos, por exemplo). “Nós temos que trazer à tona a questão da desigualdade e ela tem que ser tão importante quanto a excelência ou não do ensino”, defendeu o presidente. E reforçou: “duas categorias são fundamentais para garantia do direito à educação: a excelência e a equidade”.

Nenhum comentário: