PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

quinta-feira, 5 de maio de 2016

5 de maio – Dia da Língua Portuguesa e Cultura na CPLP


O Dia da Língua Portuguesa e Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai ser celebrado com um conjunto de eventos, organizados pelos grupos de embaixadores dos Estados membros da CPLP em diversas capitais do mundo, pela Sociedade Civil e pelos governos.

Na sede da CPLP, Palácio Conde de Penafiel, o Secretariado Executivo está a organizar um conjunto de momentos que enaltecem esta data com o tema “CPLP 20 anos – A Diversidade Cultural Que Nos Une”, nomeadamente, duas mesas redondas, subordinados às temáticas: “Nossa Língua, Que Futuro?” e “Discursos na Primeira Pessoa: Diversidade Cultural, Nosso Património Comum”.

Uma celebração feita, inclusive, através das artes com a inauguração da exposição “Na Tua Face/Nabulus”, que estará patente até o dia 18 de maio, e por dois momentos musicais, com Galissa e acompanhantes e o “Fado dos Bairros Populares de Lisboa”, na voz de Ana Marta, do bairro de Alfama, e Jaime Dias, do bairro da Mouraria.

No alinhamento do evento a decorrer na sede da CPLP, a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) vai anunciar o vencedor do prémio literário “Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa”, uma iniciativa conjunta da UCCLA, Movimento 2014 (criado para homenagear os 800 anos da Língua Portuguesa) e a Editora A Bela e o Monstro, o qual tem por objetivo promover e divulgar a literatura em língua portuguesa e estimular a produção de obras literárias em língua portuguesa por novos escritores.

A Missão do Brasil junto da CPLP, sob o mote das comemorações do dia 5 de maio e o Centenário do Samba, organizou um concerto com o grupo “Trio Caboclagem”, no Palácio Foz, em Lisboa. Em Berlim, Alemanha, o Secretário Executivo da CPLP, o embaixador Murade Murargy, estará presente para uma Conferência sobre a importância da Língua Portuguesa, no dia 11 de maio.

Na Grécia, Atenas celebra-se a data com uma iniciativa política e cultural e, em Genebra, vai existir um ciclo de cinema da CPLP, entre 9 e 12 de maio, no Palácio das Nações. Em Argel, Addis Abeba e Praga, entre outras cidades capitais do mundo, o Dia da Língua Portuguesa e Cultura na CPLP vai igualmente ser assinalado com eventos comemorativos.
Em Maputo, Moçambique, o Ministério da Cultura realiza uma cerimónia de abertura das comemorações do 20º aniversário da CPLP, no Campus Universitário da Universidade Pedagógica (Lhanguene), com uma série de atividades. Designadamente, uma conferência pela Professora Doutora Hildizina Dias, “A Moçambicanização da Língua Portuguesa”, a abertura da Feira do Livro, uma intervenção, pela Professora Doutora Luísa Pereira, da Universidade de Aveiro, “A Escrita em Português: investigação e práticas”, a realização de uma feira gastronómica, a projeção do filme “O último voo do flamingo” para estudantes do Curso de português, seguido de debate, e ainda o lançamento da revista “NFundo” e “Mãos & Letras”, pela Oficina Pedagógica da FCLCA.

O dia 5 de maio foi instituído como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, a 20 de julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, na cidade da Praia, Cabo Verde.

Fonte: CPLP

Nenhum comentário: