PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Campanha Filhos do Brasil



Os filhos do Brasil estiveram representados na manhã desta terça-feira (10), no Jardim do Palácio do Planalto, na cerimônia de lançamento da campanha do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural Palmares contra a intolerância religiosa. Lideranças celebraram a diversidade do Brasil e pediram mais harmonia na sociedade, cada um com seus símbolos, ritos, cantos e expressões. 

https://www.youtube.com/watch?v=I1EQHHf8tFs&feature=youtu.beO crescimento da intolerância religiosa e a agressão a pessoas devido à fé que professam foram o motivo da criação da campanha Filhos do Brasil. Inúmeros casos, principalmente contra as religiões de matriz africana, foram registrados no País nos últimos anos. Alguns deles foram lembrados no evento, como o da menina Kailane Campos (apedrejada ao sair de um culto de Candomblé) e o da Mãe Gilda, que faleceu após agressão a seu centro religioso. Em sua homenagem foi sancionada a Lei nº 11.635/2007, que institui o dia 21 de janeiro o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.  

De acordo com a presidente da Fundação Cultural Palmares (instituição vinculada ao Ministério da Cultura), Cida Abreu, Filhos do Brasil faz frente a todas as ações de intolerância. "É uma campanha mais ampla que trata de direitos, de ter o direito de acreditar naquilo que você professa independentemente da sua fé, religião e da cultura", discursou ao homenagear negros, mulheres, homossexuais, indígenas e quilombolas.  

O diretor da União Nacional das Entidades Islâmicas, Sheikh Mohamad Al Bukai, compartilha da relevância da campanha também contra o preconceito. "Esta é uma causa nobre para nós, mulçumanos. Nós sabemos muito bem o que é a intolerância religiosa e o preconceito. Hoje, cada um de nós não está defendendo a sua religião, mas sim todas as religiões. A diversidade deixa o Brasil muito rico culturalmente, o que deve trazer beleza e não conflito".
(...)

Nenhum comentário: