PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

CEFET-MG – Obra "Oficinas" passa por restauração



Não há quem passe pela Avenida Amazonas, em Belo Horizonte, e não perceba o trabalho artístico exposto nas paredes da entrada do prédio do campus I do CEFET-MG.  A peça de arte de mais de 50 anos de existência retrata, com riqueza de detalhes nos traços e beleza, o trabalho dos profissionais técnicos do CEFET-MG, que na época era Escola Técnica Federal de Minas Gerais, simbolizando os cursos ofertados.

São anos de resistência às intempéries e ação de vandalismo, porém a obra inspirada no renomado pintor Cândido Portinari sofreu alguns danos e se desgastou com o tempo, por isso está passando por uma restauração, sendo que a obra faz parte da história dos moradores do bairro Nova Suíça e de Belo Horizonte.

A pintura denominada “Oficinas” foi produzida em 1958, ano de inauguração da Instituição, passou por uma restauração em 1982 pelo professor de artes aposentado do CEFET-MG Bruno Lombardi. Novamente, ele será o responsável pela reforma e garante que os traços serão refeitos de forma fiel ao trabalho da época. “A gente procura manter a identidade e o mesmo movimento para ficar mais próximo da ideia original”, garante.

Mesmo não existindo nos arquivos da Instituição referências à obra e ao artista que a desenvolveu, em pesquisa realizada pelo professor, constatou-se que o autor é o artista plástico Luís Guimarães, que, apesar de ser anônimo na época, encantou o então presidente Juscelino Kubitschek pelos traços. Dessa forma, o painel foi encomendado por Juscelino para representar a educação na capital mineira e alguns cursos da recém-criada escola técnica.

O trabalho minucioso irá durar em torno de sete meses, incluindo recuperação de parte da alvenaria, desenvolvimento do desenho, cores de fundo e traços. “O painel faz parte de uma história que transcende a Instituição, fazendo, hoje, parte da paisagem de Belo Horizonte, daí a sua maior importância”, conclui.

(...)
Fonte: CEFET-MG

Nenhum comentário: