PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

90 anos da UFMG - O pintor, o poeta e o quixote


 Ewerton Martins Ribeiro

Um dos destaques das comemorações dos 90 anos da UFMG é a abertura da Exposição D. Quixote – Portinari e Drummond: releituras de Cervantes, organizada pela Diretoria de Ação Cultural. Com originais e reproduções – ampliadas em painéis de 21 desenhos de Candido Portinari –, a mostra tem como tema O engenhoso fidalgo D. Quixote de La Mancha, obra-prima de Miguel de Cervantes. Cada desenho é acompanhado de glosa poética de Carlos Drummond de Andrade.

"A arquitetura dessa mostra desperta um olhar reflexivo e comparativo de como o artista e o poeta se inspiram e fazem uma releitura da grande obra de Cervantes", afirma Fabrício Fernandino, professor do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas-Artes e curador da exposição. A mostra está sendo montada por ele no Espaço Expositivo do prédio da Reitoria e será aberta nesta quinta-feira, dia 8, às 18h. A exposição poderá ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o dia 30 de novembro.

"Essa exposição vem em um momento muito oportuno e justo, em que precisamos acreditar na nossa capacidade de superação, na nossa capacidade de reinterpretar, recriar a vida e principalmente acreditar nas nossas utopias e no poder transformador do sonho. Em meio ao caos, ações como essas nos fazem refletir", afirma o curador.

A vice-reitora Sandra Goulart Almeida também destaca a honra que é para a Universidade realizar uma exposição tão importante no contexto das comemorações dos seus 90 anos. "Uma das temáticas que estamos trabalhando nessas comemorações é a ideia de ‘presente’. O que você quer dar de presente? E o que gostaria de receber? Essa exposição é, pois, resultado de um presente que a UFMG recebeu do professor José Carlos Bom Meihy", registra a vice-reitora.

Na mostra, também será apresentado valioso acervo de edições da coleção de obras raras da UFMG associadas a Cervantes e a sua obra máxima, e serão exibidos documentários sobre Portinari e Drummond. Além disso, haverá projeção de uma coleção de gravuras do pintor, desenhista e ilustrador francês Gustave Doré e exposição de esculturas de José Amâncio de Carvalho, professor aposentado da Escola de Belas Artes. Todas as obras se relacionam com o universo ficcional do romance de Miguel de Cervantes. O ano de 2016 também marca os 400 anos da morte do escritor espanhol.
(...)
Fonte (imagem e texto): UFMG

Nenhum comentário: