PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

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segunda-feira, 22 de abril de 2019

Estudantes indígenas relatam a troca entre o saber tradicional e o conhecimento científico


"A estudante de Agronomia Neilma Rodrigues Souza, 21 anos, ingressou em 2019 no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, em Montes Claros. Oriunda da Aldeia Tenda Rancharia, município São João das Missões, no Norte de Minas, a aluna Xakriabá espera integrar os saberes tradicionais aos conhecimentos científicos para ajudar sua família e seu povo. 'Meu pai me ensinou que, quando o vento sopra pela esquerda, é sinal de chuva e tempo próprio para o plantio. Ele sonha com esta minha graduação para trabalharmos juntos', revela Neilma. 

No próximo mês, o professor de ensino médio Érick Xakriabá, 26 anos, da Aldeia Sumaré 1, a segunda maior entre as 36 em São João das Missões, passa a integrar a nova leva de alunos da UFMG que se habilitará em Ciências da Vida e da Natureza, uma das quatro ofertadas pela Formação Intercultural de Educadores Indígenas. Iniciativa da Faculdade de Educação, a Fiei prepara professores para atuarem nos ensinos fundamental e médio de suas comunidades.

Érick ingressou, neste ano, em Odontologia, um dos seis cursos regulares de 2019 que abriu processo seletivo para preenchimento de 12 vagas suplementares para estudantes indígenas. 'Quando a gente chega à UFMG estranha o conhecimento científico, que obriga a provar tudo. Mas como dizem nos anciãos: um pé no mundo e outro na aldeia', afirma". 
Leia matéria na íntegra em https://ufmg.br/comunicacao/noticias/saberes-indigenas-e-educacao-intercultural-marcam-entradas-de-indigenas-na-ufmg

Assista à reportagem em https://youtu.be/kOE4wlOA2SQ

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