PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Centenário de Rubem Braga – Nossa homenagem ao Sabiá das Crônicas



(...)
Devo confessar preliminarmente que entre um Conde e um passarinho, prefiro um passarinho. Torço pelo passarinho. Não é por nada. Nem sei mesmo explicar essa preferência. Afinal de contas, um passarinho canta e voa. O Conde não sabe gorjear nem voar. O Conde gorjeia com apitos de usinas, barulheiras enormes, de fábricas espalhadas pelo Brasil, vozes dos operários, dos teares, das máquinas de aço e de carne que trabalham para o Conde. O Conde gorjeia com o dinheiro que entra e sai de seus cofres, o Conde é um industrial, e o Conde é Conde porque é industrial. O passarinho não é industrial, não é Conde, não tem fábricas. Tem um ninho, sabe cantar, sabe voar, é apenas um passarinho e isso é gentil, ser um passarinho.
(...) 
Rubem Braga
In: O conde e o passarinho, RJ: Record, 2002.

Em 12 de janeiro de 2013, lembramos o centenário de nascimento do escritor Rubem Braga. 
 
Nascido em Cachoeiro do Itapemirim/ES, iniciou seus  estudos naquela cidade. Posteriormente seguiu para Niterói/RJ onde estudou no Colégio Salesiano. Em Belo Horizonte formou-se em Direito,  mas não exerceu a profissão. Dedicou-se ao jornalismo profissional e escreveu diversas reportagens e crônicas publicadas em vários periódicos como: Diário da Tarde/MG, Diário de Pernambuco/PE, Folha do Povo/PE, Folha de São Paulo/SP, revistas Veja e Manchete, dentre outros.

Também como jornalista cobriu eventos importantes da história brasileira e da mundial como a Revolução Constitucionalista e a Segunda Guerra Mundial. Na carreira de jornalista foi repórter, redator,  editorialista e cronista.

É reconhecido como um dos melhores cronistas brasileiros e recebe, por isso, o título de “sabiá das crônicas”.
Fontes:

Nenhum comentário: