PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

segunda-feira, 15 de julho de 2013

CARTA FECHADA – MEU MARAVILHOSO SENHOR ZÉ RUFINO



Eu lhe escrevo esta carta, com muito desgosto, pois interrompo a série de impressões que vinha escrevendo sobre o país da Bruzundanga. Mas Vossa Excelência merece semelhante interrupção. Vossa Excelência é o mais cínico dos sujeitos que se fizeram ministro de Estado. Nem o Calmon, que se fez agora cadete, para ver se arranja um lugar de ministro de qualquer coisa, é igual a Vossa Excelência.

Ministro, meu caro e excelentíssimo Senhor Zé Rufino1 ou Chico Caiana, é um cidadão investido de certas e grandes autoridades paraprever as necessidades públicas; ministro, Rufino, não é um reles especulador!;  ministro, Chico da Novilha, é alguma coisa mais do que um simples agiota.

Agora você (mudo de tratamento) fez-se ministro para ser caixeiro de um reles sindicato de judeus belgas e mais ou menos franceses, para esfomear o Brasil e ganhar dinheiro.

É muito justo que vocês queiram ganhar dinheiro; é muito justa essa torpe ânsia burguesa de ajuntar níqueis; mas o que não é justo é que nós, todo o povo do Brasil dê prestígio a você, ministro e secretário de Estado, para nos matar de fome.

(...)

Lima Barreto

Nenhum comentário: