PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Licenciatura Intercultural Indígena forma primeira turma


Nesta sexta-feira, 13, cola grau a primeira turma de Formação Intercultural de Educadores Indigenas (Fiei), curso criado a partir da adesão da UFMG ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

A solenidade formal acontece às 16h no auditório da Faculdade de Engenharia. A celebração se inicia antes, às 14h, com ritual indígena, na entrada do prédio da Faculdade de Educação (FaE), onde será fixado mastro que faz referência à religiosidade dos maxakalis. Estarão presentes 140 estudantes, alunos de diversos níveis da licenciatura. Às 15h, os participantes saem em caminhada em direção ao local do evento.

A patrona da turma, Joênia Wapichana, faz conferência às 16h desta quinta-feira, 12, na sala de teleconferência da FaE. Joênia Batista de Carvalho, do Povo Wapichana, concluiu Direito em 1997 e tornou-se a primeira advogada especializada em causas indígenas do Brasil.

Luta pela demarcação dos territórios indígenas – 32 reservas habitadas por makuxis, wapixanas, yanomamis, entre outros povos. Além disso, defende vítimas de ameaças de morte, perseguições, torturas e discriminação racial. Foi coordenadora do departamento jurídico do Conselho Indígena de Roraima (CIR) .
(...)
Fonte: UFMG

Nenhum comentário: