PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Alunos de turismo da UFMG apresentam projeto que refaz percurso de Guimarães Rosa pelo sertão mineiro


Nesta quinta-feira, 27, alunos do curso de Turismo da UFMG farão apresentação aberta ao público de trabalhos realizados no município mineiro de Morro da Garça. O evento é fruto do projeto de pesquisa sobre o sertão literário de Guimarães Rosa, que em junho deste ano já havia sido explorado no município de Cordisburgo. A apresentação ocorrerá na sala 3051 do Instituto de Geociências (IGC), das 13h30 às 17h.

Imortalizado pela obra de Guimarães Rosa no conto O Recado do Morro, o trabalho no Morro da Garça foi realizado na disciplina Viabilidade econômica e financeira de projetos turísticos e culturais, em que foram desenvolvidos quatro projetos para a região – a Expedição fotográfica, o Camping clube campestre, a Caminhada do sertão e a Hospedagem temática.

Os projetos serão apresentados ao público e comentados por especialistas e autoridades locais, entre eles Mariana Rocha, da Secretaria Estadual de Turismo e Esportes (Setes/MG); José Osvaldo dos Santos, o Brasinha, empresário de Cordisburgo; Fátima Coelho, vereadora do município de Morro da Garça; Rachel Oliveira, secretária de turismo de Cordisburgo, e André Dutra, empresário e ultramaratonista. A ideia é, também, de fortalecer e divulgar o projeto para, futuramente, concretizá-lo.

Os projetos
Expedição fotográfica: o percurso dialoga com a personalidade de Guimarães Rosa admirador de pássaros. Traz o conhecimento do autor sobre aves, em conexão com o próprio nome do relevo e da região.

Camping clube campestre: as festas tradicionais realizadas no município de Morro da Garça – como a Festa da Lavoura – costumam atrair visitantes da região ao redor do município, que não possui estrutura física para recebê-los. O projeto de hospedagem Camping clube campestre procura suprir essa necessidade, além de servir como entretenimento para os moradores locais em períodos de baixa temporada, com atrações recreativas como piscina e quadra de esportes.

Caminhada do sertão: é baseada em percurso realizado por Guimarães Rosa em 1952, em que o poeta acompanhou por dez dias grupo de vaqueiros que levava uma boiada de uma fazenda do município de São Francisco até Cordisburgo. Durante o percurso, Guimarães fazia anotações a respeito das fauna, da flora e da vida locais, que posteriormente dariam origem à sua obra clássica Grande Sertão: Veredas. O projeto retoma esse caminho com uma rota cultural e turística pela região.

Hospedagem temática: pretende construir uma pousada temática cujos quartos teriam trechos da obra roseana como decoração. Além disso, a chamada pousada boutique realizaria trabalhos em conjunto com artistas de artesanato local e com o Contadores do Morro, grupo de jovens e crianças contadores de histórias de Guimarães. 
Fonte: UFMG

Nenhum comentário: