PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Ceale/UFMG disponibiliza cadernos de formação


Estão disponíveis no Portal Educativo Ceale os mais de 20 cadernos das coleções Instrumentos da Alfabetização e Alfabetização e Letramento, lançadas em 2005 pelo Ceale em parceria com o Ministério da Educação (MEC). 

Na época de publicação, os materiais eram utilizados para a realização de cursos da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, criada em 2004 pelo MEC e que encerra este ano suas atividades. A Rede foi constituída por dezenove Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação, sediados em universidades de vários estados do Brasil. A tarefa do Ceale foi principalmente a de desenvolver ações para a formação continuada de professores, especificamente na área de alfabetização e linguagem. Para esse fim, dois dos materiais produzidos foram as coleções Instrumentos da Alfabetização e Alfabetização e Letramento.

Série Instrumentos da Alfabetização
A coleção Instrumentos da Alfabetização tem sete volumes elaborados com o intuito de auxiliar a organização do trabalho docente, partindo do entendimento de que o professor necessita elaborar estratégias para o desenvolvimento escolar das crianças. O material acabou beneficiando também os professores de séries mais avançadas que não sabiam como ajudar os alunos que não dominam as habilidades de leitura e escrita que são ensinadas nos primeiros anos.
(...)

Série Alfabetização e Letramento
A partir da discussão de conceitos fundamentais para a compreensão dos processos de alfabetização e de letramento, a coleção busca articular a teoria com suas possibilidades práticas, propondo exercícios e atividades que o professor pode desenvolver com as crianças.
(...)
 Fonte: Ceale/UFMG
Acesse a coleção Alfabetização e Letramento

Um comentário:

Monalisa disse...

O site do Ceale /UFMG não abre.