PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

sábado, 1 de novembro de 2014

Arquivos de Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de Despejo, doados à UFMG


Em busca de sobrevivência catando detritos nos lixos da capital paulista, da favela à consagração internacional, do Quarto de despejo às instituições arquivísticas, Carolina Maria de Jesus tornou-se referência importante para os estudos sociais em diversas modalidades, particularmente para questões de gênero e literatura. Graças à generosidade do historiador José Carlos Sebe Bom Meihy, o Acervo de Escritores Mineiros está recebendo a doação de uma coleção de microfilmes com as cópias completas dos cadernos fornecidos pela família da escritora – material raríssimo, do qual só existem mais duas cópias em todo o mundo (Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro e Library of Congress, Washington DC). A essa doação, soma-se uma cópia do filme documentário alemão FAVELA - A vida na pobreza (FAVELA - Das Leben in Armut, 1971), de Christa Gottmann-Elter (dir.), cedido à instituição pelo professor Sergio Barcellos.

Para comemorar essas doações, por meio das quais se constitui no AEM a Coleção Especial Carolina Maria de Jesus, será realizada, no dia 03 de novembro, a mesa redonda “Carolina Maria de Jesus na UFMG”, na qual os dois professores falarão sobre a autora, sua escrita, seu legado e seus arquivos. O evento acontece às 19 h, no auditório 1007 da Faculdade de Letras da UFMG, com entrada franca, limitada à capacidade do local. O evento é promovido pelo Centro de Estudos Literários e Culturais e pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade, com apoio da Faculdade de Letras da UFMG.

José Carlos Sebe Bom Meihy é professor aposentado do Departamento de História da Universidade de São Paulo, onde obteve os títulos de Doutor e Livre-Docente. Atuou como professor-pesquisador visitante em diversas universidades do exterior, como Standford, Miami e Columbia, nos Estados Unidos, e na Universidade Agostinho Neto, em Angola. Pioneiro nos estudos de História Oral no Brasil, foi um dos idealizadores da Associação Brasileira e História Oral (ABHO). Atualmente é coordenador do Núcleo de Estudos em História Oral da USP (NEHO-USP) e professor do Mestrado em Letras e Ciências Humanas da UNIGRANRIO. Autor, entre outros, de Cinderela negra, em parceria com Robert Levine.

Sergio da Silva Barcellos é Mestre e Doutor em Letras, editor e escritor com diversos trabalhos publicados, entre eles o livro Toque de Silêncio – Uma história da homossexualidade na Marinha do Brasil. Pesquisador da escrita diarística, dedica-se atualmente ao projeto "Vida por escrito - Organização, classificação e estabelecimento do arquivo de Carolina Maria de Jesus", classificado pelo edital Prêmio Funarte de Arte Negra, 2013.

Título do evento:

Data: 03/11/2014

Horário: 19 horas

Local: Auditório 1007 da Faculdade de Letras da UFMG

Promoção: Centro de Estudos Literários e Culturais (CEL), Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (NEIA) e Faculdade de Letras (FALE) da UFMG

Fonte: FALE/UFMG

Nenhum comentário: