PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

domingo, 23 de novembro de 2014

Projeto de extensão promove oficinas de cinema nas aldeias Guarani Kaiowá


O programa de extensão Imagem, Canto e Palavra no Território Guarani Kaiowá vai promove, entre os dias 20 de novembro e 20 de dezembro, oficinas de formação em cinema nos assentamentos dos povos Guarani e Kaiowá próximos às cidades de Dourados e Ponta Porã, no estado do Mato Grosso do Sul.

A iniciativa é inédita entre os projetos de extensão realizados na UFMG, porque prevê a captação das imagens em foto e vídeo pelos próprios índios. Coordenado pela professora Luciana Oliveira, do Departamento de Comunicação Social, o programa conta com a participação de outros professores da Universidade e é financiado pelo MEC, por meio do edital Proext.

O programa, que realiza atividades tanto na UFMG quanto nas aldeias, inclui duas oficinas neste segundo semestre. A primeira, Resistência e luta política entre os Guarani Kaiowá, tem o objetivo de instigar a reflexão sobre a histórica luta por visibilidade dos povos, além da produção de material videográfico. Já O dever da palavra: produção audiovisual em cinema e blog vai estimular a discussão acerca de filmes indígenas, a produção cinematográfica e a construção de um blog para a Aty Guasu (grande assembleia dos povos).

A proposta central é colaborar com os Guarani e Kaiowá para que eles possam retratar em imagens seu cotidiano e a luta pela terra no Mato Grosso do Sul. A ideia é também chamar a atenção da população para as dificuldades relacionadas ao direito à terra enfrentadas por minorias étnicas em todo o Brasil.

O projeto conta com três bolsistas de graduação da UFMG e com parceria da Universidade da Grande Dourados (UFGD), da associação Vídeo nas Aldeias (VNA), da Associação Imagem Comunitária (AIC), do Museu do Índio/Funai e, a mais importante de todas, do Conselho Aty Guasu – Grande Assembléia dos Guarani e Kaiowá.

Fonte: UFMG

Nenhum comentário: