PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

quarta-feira, 7 de março de 2018

Em palestra, professor da UFMG fala sobre a atualidade de Graciliano Ramos



“‘A obra de Graciliano Ramos será abordada como um exercício de liberdade e de aproximação com os subalternos – os deserdados da terra, como ele mesmo dizia.’ Assim, o professor Wander Melo Miranda, da Faculdade de Letras (Fale) define o eixo da conferência que ministrará hoje (07/03), às 19h, na  primeira sessão do programa literário Letra em cena. Como ler…, no Café do Centro Cultural Minas Tênis Clube.
‘Evidenciarei a atualidade da obra de Graciliano, cujo valor artístico e ético é cada vez mais necessário no mundo de hoje’, completa o professor. O ator Odilon Esteves, da companhia de teatro Luna Lunera, fará leitura de textos do autor alagoano. As inscrições, gratuitas, deverão ser feitas no endereço https://www.sympla.com.br/letra-em-cena-como-ler---edicao-2018__247560 

Além de sua época
Para o professor da UFMG, a literatura de Graciliano Ramos é um documento que registra os tempos. ‘Seus escritos são um testemunho histórico que vai muito além de sua época, como uma extraordinária conquista literária, da qual somos parceiros enquanto leitores’, reflete.
Nascido em 1892, o escritor é autor de alguns dos maiores clássicos da literatura brasileira, como São Bernardo, publicado em 1934, Angústia (1936) e Vidas secas (1938). Entre suas obras póstumas, destaca-se Memórias do cárcere, publicada em 1953.

O professor
Wander Melo Miranda é graduado em Letras (1974) e mestre em Estudos Literários (1979) pela UFMG e doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1987). Professor aposentado de Teoria da Literatura na UFMG, foi diretor da Editora UFMG de 2000 a 2015. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura latino-americana, literatura italiana, Graciliano Ramos, memória, modernidade e pós-modernidade, ficção contemporânea. 
Atualmente, Wander Melo Miranda dedica-se à produção de uma biografia de Graciliano Ramos a pedido da editora Companhia da Letras.
Letra em cena
Com curadoria do jornalista e escritor José Eduardo Gonçalves, o Letra em cena. Como ler…, programa literário do Centro Cultural Minas Tênis Clube, apresenta ao público, em linguagem não acadêmica, grandes clássicos da literatura nacional. 
Para este ano, está prevista a realização de outros sete encontros. Serão abordadas as obras de Hilda Hilst, Jorge Amado, Afonso Ávila, Manoel Bandeira, Rubem Braga, Cecília Meireles e Manoel Bandeira.
O Minas Tênis Clube fica na Rua da Bahia, 2.244, Lourdes."
Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/wander-melo-da-fale-ministra-palestra-sobre-a-obra-de-graciliano-ramos

Nenhum comentário: