PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Projeto desenvovido por professora da FALE/UFMG visa impulsionar aprendizado de inglês na rede pública de ensino com roteiro que ajuda o estudante a desenvolver sua capacidade de ‘aprender a aprender’


"Impulsionar o estudo de línguas em um contexto em que os jovens estão cada vez mais dispersos e inseridos em uma realidade que os impele a alternar o uso de smartphones, TVs, computadores e outros dispositivos de entretenimento tem sido um desafio para os profissionais da educação. Para melhorar o ensino da língua inglesa nas escolas públicas sem perder de vista esse cenário, a professora Climene Arruda, da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, desenvolveu o Roadmap for English Learning durante o seu pós-doutorado. Trata-se de roteiro de aprendizagem que oferece orientação e suporte para que o estudante desenvolva sua capacidade de ‘aprender a aprender’, promovendo o planejamento e alcance de metas, viabilizando o autocontrole e a concentração durante o processo de aprendizagem e aumentando a autoestima, o que facilita o alcance da proficiência na língua. (...)

O roteiro conta com um plano de ação que se distribui em cinco semanas, composto de atividades sequenciais com foco no desenvolvimento de vocabulário, podendo abordar as demais habilidades linguísticas, como a compreensão oral. O formato do roteiro possibilita sua aplicação em contextos variados, como escolas regulares das redes particular ou pública, no ensino fundamental, médio e superior, e em escolas em que o ensino seja oferecido tanto de maneira tradicional quanto na modalidade CLIL (content and language integrated learning), cujo enfoque de aprendizagem baseia-se em qualquer conteúdo curricular por meio da língua estrangeira, muito recorrente em escolas bilíngues. O roteiro também pode ser aplicado em circunstâncias de autodidatismo e em regime de estudo não presencial."

Nenhum comentário: