PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

"Vozes do Brasil": livro reúne panfletos inéditos sobre a Independência

"A Independência do Brasil não se deu em razão do suposto heroísmo de Dom Pedro (ou de um mero arranjo que ele teria conseguido com o seu pai, Dom João VI), mas foi resultado de intensa e complexa mobilização popular no espaço público, ocorrida ao longo dos primeiros anos da década de 1820.

A prova dessa mobilização – que extrapolou a mera articulação de uma pequena elite dirigente – são as centenas de panfletos escritos e distribuídos ao longo do período, muitos já catalogados e estudados, que ajudaram a inflamar o debate em torno da emancipação do Brasil.
Por iniciativa do Senado Federal, 21 desses panfletos estão sendo trazidos a público agora em sua versão original, por meio do volume Vozes do Brasil: a linguagem política na Independência (1820-1824).
Organizado pela historiadora Heloísa Starling, professora do Departamento de História da UFMG e coordenadora do Projeto República, e Marcela Telles, pesquisadora do projeto, o livro reúne os panfletos que integram a coleção do escritor, diplomata e historiador brasileiro Manuel de Oliveira Lima (1867-1928), atualmente sob os cuidados da Universidade Católica da América, em Washington, nos Estados Unidos."

Nenhum comentário: